Associação das Micros, Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais do Estado da BAHIA

Categorias
Notícias

Itabuna, será a capital dos pequenos negócios

O Teatro Municipal Candinha Dória, em Itabuna, será o palco de dois grandes eventos dos pequenos negócios, nos dias 2 e 3 de setembro, em Itabuna/BA.

Itabuna, no sul do estado da Bahia, está a cerca de 430 km da capital, e é a quinta cidade mais populosa do estado. Nos próximos dias 2 e 3 de setembro, a cidade será a capital nacional das lideranças da micro e pequena empresas, sediando o XI Congresso Norte e Nordeste da Micro e Pequena Empresa e o XV Encontro Nacional de Lideranças da Micro e Pequena Empresa.

Para o XV Encontro Nacional de Lideranças a cidade receberá líderes e dirigentes de entidades das MPEs de todas as regiões do país. Os eventos têm a realização da Ampesba Bahia e o apoio da Conampe, a Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais, e do Sebrae.

Confira aqui no site a programação dos eventos dos dias 2 e 3 de setembro de 2022 e faça a sua inscrição (pode ser presencial ou online).

Itabuna – A cidade de Itabuna, em conjunto com o município vizinho de Ilhéus, forma uma aglomeração urbana classificada pelo IBGE como uma capital regional B, exercendo influência em mais de 40 municípios que juntos apresentam pouco mais de um milhão de habitantes. A região servia como principal ponto de passagem de tropeiros que se dirigiam a Vitória da Conquista. Na região cortada pelo rio Cachoeira, surgiu o Arraial de Tabocas, em meio à mata que então era desbravada. O nome Tabocas, segundo a tradição, deve-se a um imenso jequitibá, de cuja derrubada fora feita uma disputa, sendo aquele o “pau da taboca”, ou seja, da roça que se abria. Itabuna se destaca pela vasta cultura, com grupos de teatro, grupo de capoeira, dança e bandas musicais com trabalho autoral expressivo de diferentes gêneros. Itabuna é um centro regional de comércio, indústria e de serviços. Sua importância econômica cresceu no Brasil durante a época áurea do cultivo de cacau, que, por ser compatível com o solo da região, levou-a ao 2º lugar em produção no país, exportando para os Estados Unidos e Europa. A cidade é um importante entreposto comercial do estado situado às margens da BR-101 e BR-415 e hoje se destaca com indústrias de grande porte, consolidando como polo médico, prestador de serviços e de educação. O município conta com Shoppings, um dos maiores do interior da Bahia.

Atrações – Em Itabuna, embora não seja mais um expoente na produção do cacau, existe um Centro de Pesquisa da fruta, que tem visita monitorada, onde é possível conhecer todo o processo de produção, do plantio até a confecção do chocolate, passando até pelo laboratório de desenvolvimento de novas espécies.

Na mesma área, do Centro de Pesquisas, há o Centro de Proteção do Bicho-Preguiça, numa área de 43 hectares, onde é possível observar os animais nas árvores, inclusive os filhotes sendo carregados pelas mães.

O Teatro Candinha Dória, no centro da cidade, é o maior ponto de arte e cultura de Itabuna. Com capacidade para 600 pessoas, é totalmente adaptado e conta com equipamentos de ponta.

No Museu Casa Verde há registros da história da cidade, retratando o modo de vida dos coronéis do cacau e personalidades que deram origem ao povo itabunense na primeira metade do século XX.

Quem visita a cidade tem que dar uma paradinha para foto no Monumento Saga Grapiuna com seu imenso cacau.

Confira aqui no site a programação dos eventos dos dias 2 e 3 de setembro de 2022 e faça a sua inscrição (pode ser presencial ou online).

Mais informações?
Escreva para imprensa@conampe.org.br ou mande uma mensagem para o WhatApp (61) 99926-1900

Texto elaborado com informações da Ampesba e do site https://www.cidadeecultura.com/ – texto de Patrícia de Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *