Associação das Micros, Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais do Estado da BAHIA

Categorias
Notícias

Planejamento estratégico aumenta desempenho de entidades representativas

Atuação do Sebrae foi destaque durante o XV Encontro Nacional de Lideranças da Micro e Pequena Empresa e o XI Congresso Norte e Nordeste das Micro e Pequenas Empresas, em Itabuna.

Aconteceu nos dias 2 e 3 de setembro, no auditório do Teatro Candinha Dória, em Itabuna, o XV Encontro Nacional de Lideranças da Micro e Pequena Empresa em paralelo com o XI Congresso Norte e Nordeste das Micro e Pequenas Empresas. Os eventos foram apoiados pelo Sebrae e realizados pela Associação das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado da Bahia (Ampesba) e pela Confederação Nacional das Micro e Pequenas empresas e dos Empreendedores Individuais (Conampe).

Além da importância da realização dos eventos da cidade, o público presente também destacou a atuação do Sebrae regional de Ilhéus, que vem incentivando e apoiando os pequenos negócios e contribuindo para a melhoria da vida das pessoas.

O Encontro e o Congresso trataram, entre outros temas, sobre a importância do planejamento estratégico para o desenvolvimento das entidades representativas das micro e pequenas empresas. Para a analista de Política Públicas do Sebrae Nacional, Ana Carolina Santos, a participação da entidade visa aproximar-se ainda mais do público-alvo e provocar reflexões para o desenvolvimento. “Esse evento é uma oportunidade de trabalhar temas como empreendedorismo feminino, inclusão corporativa, acesso a crédito e entender qual é a real necessidade dos empresários, além de conversar, refletir e poder levar a entender melhor o nosso cliente”, destacou.

De acordo com o prefeito de Buerarema e presidente da Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc), Vinicius Ibrann, a Instituição desempenha um papel fundamental como vetor de desenvolvimento. “Ao participar desse tipo de evento adquirimos mais conhecimento e expertise para levar para os municípios. Vemos a importância, por exemplo, de abrir a Sala do Microempreendedor, os Núcleos de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor contando com o apoio do Sebrae que, tem desenvolvido esse importante trabalho na região corroborando com o crescimento e fortalecimento dos negócios”, declarou.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACEI), Mauro Ribeiro, lembrou que os eventos colocam o município no cenário nacional e a realização é fundamental para a ampliação dos negócios. “Esta é uma oportunidade dos lojistas terem acesso a palestras gratuitas. Isso com certeza agrega muito para a nossa cidade, para toda a cadeia produtiva e nos coloca em evidência”, celebrou.

Empreendedorismo feminino

No foyer do teatro, o Grupo de Mulheres do Brasil levou o comitê de empreendedorismo que são apoiadas pelo Sebrae e fizeram exposição de diversos segmentos, entre eles, artesanato, gastronomia e artigos de decoração. As participantes destacaram a oportunidade que o evento proporcionou de network, com a ampliação de conhecimento e, além de tudo, a oportunidade de negócios com a venda de grande parte do estoque que levaram para a exposição.

A líder do Comitê de Empreendedorismo, Lene Bispo, salientou que a participação do grupo no Congresso foi além de um momento de ampliação de conhecimento, mas uma oportunidade de atrair outras empreendedoras, mostrar o trabalho que estão desenvolvendo e gerar negócios para as mulheres.

“Nós estamos conseguindo utilizar esse espaço como meio para gerar negócios e dar visibilidade aos produtos. Conseguimos ampliar o número de empreendedoras no grupo, nos ajudar mutuamente, capacitar as empreendedoras e fechar vendas”, finalizou.

Texto: Nanci Macedo/ASN
Foto: Branca Magalhães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *